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sexta-feira, 13 de agosto de 2010

EMPREENDEDORISMO BIBLIOTECÁRIO NA REGIÃO DO CARIRI: AGIR CONSULTORIA JR


A AGIR Consultoria Jr. - Empresa Jr. do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, é uma associação civil, sem fins econômicos, que presta serviços na área da Informação. É constituída e gerida essencialmente por alunos de graduação do curso de Biblioteconomia.
Possui uma equipe dedicada, comprometida e séria que visa, sobretudo, a excelência e qualidade nos serviços oferecidos. O foco da empresa é criar projetos eficientes para a realidade situacional de cada cliente, correspondendo às necessidades de forma ágil e precisa.
A AGIR Consultoria Jr. está sediada no Campus Cariri da Universidade Federal do Ceará, o que nos proporciona as vantagens de poder usufruir de estrutura e professores altamente capacitados para nos orientar nos projetos junto à empresa. Tudo isso nos garante grande qualidade, eficiência, organização e confiança em todos os serviços prestados. Devido a AGIR Consultoria Jr. ser uma organização sem fins econômicos, ao procurar nossos serviços de consultoria e serviços técnicos, os empresários, estudantes e a sociedade em geral terão acesso à preços bem inferiores aos oferecidos pelo mercado, bem como a uma equipe dedicada que garantirá eficiência e bom atendimento.

Sua missão é Atuar na área informacional, em seus distintos nichos mercadológicos, prezando pela qualidade na prestação de seus serviços, sempre priorizando a integração do conhecimento teórico e prático, resultando assim em benefícios aos discentes do curso de Biblioteconomia da UFC Campus Cariri, que entrarão em contato com a experiência profissional e empresarial da região do Cariri, Visando Estabelecer-se na região Nordeste, como referência na prestação de serviços informacionais, sempre e exclusivamente prezando pela qualidade, eficiência e eficácia na prestação e desenvolvimento de seus serviços, prezando por valores como: Ética, Responsabilidade, Profissionalismo, Cooperação, Pró-Atividade,Inovação, Comprometimento, Respeito, Dedicação, Intra- Empreendedorismo.


SERVIÇOS:

  • Normalização de Trabalhos Técnicos e Cientifícos:
-Monografias
-Artigos Cientifícos
-Relatórios Técnicos
-Fichamento
-Resenha
-Teses e Dissertações, dentre outros documentos.

  • Abstract - Resumo em lingua Estrangeira;
  • Ficha Catalográfica- Representação Descritiva da Informação em um documento, ela é obrigatória para que se possa realizar o depósito na Biblioteca, traz informações sobre o Autor, Ttitulo e Assunto etc;
  • Indexação de Documentos: Representação Temática da Informação, ela é essencial para recuperação de qualquer documento em qualquer suporte, traz informações sobre o assunto de qualquer documento/recurso;
  • Promoção de Cursos e Treinamentos e Desenvolvimento de Ações Culturais.

CONSULTORIA:

  • Organização e implantação de bibliotecas e arquivos;
  • Automação de Bibliotecas;
  • Gestão da Informação para Bibliotecas, Arquivos e Empresas.


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA AGIR Consultoria JR:


CONTATOS:

Tel:(88) 99714935
E-mail e MSN: agirconsultoriajr@gmail.com
Twitter: @AGIRconsulria
Site: http://agir.cariri.ufc.br/
Blog: http://agirconsultoria.blogspot.com/


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

DO MARKETING DE INTROMISSÃO OU 1.0 AO MARKETING 2.0: A INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO COLETIVA DA WEB 2.0 NA PUBLICIDADE

O marketing ou propaganda vem sofrendo a influência da revolução digital. Na era da WEB 2.0 podemos ser tanto leitores como produtores de informações. Daí a base dessa nova cofiguração do Marketing o Marketing 2.0. Se antes o marketing era patrocinador de conteúdo (intervalos comerciais ou "palavrinha do patrocinador"), hoje ele deve ser o próprio conteúdo, pois os clientes cada vez mais anceiam por mais informações antes de consumir qualquer produtor ou serviço. Agora as pessoas entende que "Propaganda é propaganda e conteúdo é conteúdo, e as pessoas começaram e entender que elas poderiam ser duas coisas diferentes". (SUPERTI).
A principal característica dessa Revolução Digital é que o poder de indicar ou difamar um produto ou empresa agora está nas mãos das pessoas – não mais das empresas ou agências de publicidade. E as pessoas que decidem quando entrar em contato com a empresa, não o contrário. (SUPERTI, 2009).
Isso porque hoje as pessoas podem buscar informações em qualquer hora e em qualquer lugar. Mas Aonde? Hora, "Na Internet. Não nos anúncios e propagandas do horário nobre, mas na Internet".(SUPERTI, 2009).
"Pra finalizar: Nessa nova era, você precisa parar de tentar “interromper” as pessoas e sim começar a “interagir”. O Marketing do futuro não será patrocínio de conteúdo. Ele será o próprio conteúdo”. (SUPERTI, 2009, passim).

Resumindo:

1. O Relacionamento volta a ser fundamental para criar confiança e expectativas corretas nos clientes;
2. As pessoas pesquisam cada vez mais (na Internet) antes de comprar qualquer coisa;
3. O que elas leem online tem enorme peso nas decisões que tomam;
4. As empresas não têm mais poder sobre suas marcas, sim as pessoas. (SUPERTI, 2009).

Por fim, a Web 2.0, é composta por páginas dinâmicas onde a participação do homem na criação de conteúdos tem promovido uma maior interatividade.

Assista o Vídeo:
Marketing 2.0: uma nova maneira de fazer publicidade: http://www.youtube.com/watch?v=Fsu_tTx7xQY (NO YouTube) e saíba mais!


PERSPECTIVAS DA WEB SEMÂNTICA PARA A BIBLIOTECONOMIA

O armazenamento, controle, organização e recuperação da informação na internet são um dos maiores problemas atuais ocorridos no ambiente web. O enorme volume e diversidade de informações disponíveis na rede vêm agravando esse quadro devido a falta de estrutura definida de registros e campos.

Além da fala de estrutura, com o crescimento desordenado da rede, não existe ainda [...] padrões universais para a organização dos documentos, como os que existem para bibliotecas e arquivos. A indexação de páginas Web é feita de maneira precária (através de informações chamadas metatags que são adicionadas ao documento pelo criador das páginas) ou, na maioria das vezes, elas simplesmente não são indexadas. São poucos os recursos organizados por profissionais com o conhecimento de técnicas de indexação e catalogação. (CENDÓN, 2007, p. 296).

Diante desses fatos, estudos estão sendo desenvolvidos para inserção de tecnologias mais sofisticadas nos mecanismos de busca, recuperação, representação e estruturação dos recursos na internet, fazendo surgir assim perspectivas para uma próxima geração da Web, projeto este, denominado de Web Semântica.
Seu idealizador, Berners-Lee, aponta que “A Web Semântica não é uma Web separada, mas uma extensão da Web atual na qual as informações apresentam significados bem definidos e permite que computadores e pessoas possam trabalhar em cooperação” (BERNERS-LEE, HENDLER, LASSILA, 2001 apud ALVES, 2005, p. 27).
Segundo Pinheiro (2009) Além da adoção da linguagem XML e da sintaxe do RDF a Web Semântica está dividida em três níveis ou camadas que são: camada esquema, responsável por estruturar os dados e definir seu significado para que possa elaborar raciocínio lógico; camada ontológica, objetiva definir padrões e relações entre os dados. e camada lógica, composta por um conjunto de regras de inferência para que os agentes possam utilizá-las com o objetivo de relacionar e processar informações. Isso porque ainda segundo Pinheiro (2009) não basta existir a linguagem XML e a sintaxe RDF para garantir uma compreensão abrangente e relacional da informação por parte dos computadores.
Essas camadas mencionadas acima são a base para a construção do conhecimento, ou seja, para que as informações apresentem significado bem definidos e que seja compreendida pelos homens e principalmente pelas máquinas, através de agente computacionais sendo capazes de operar eficientemente sobre as informações incorporando semântica a elas e estabelecendo interoperacionalidade entre sistemas e cooperação entre homem e máquina.
Ou seja,
a Web Semântica permitirá que as pessoas e computadores trabalhem em cooperação na exploração do conhecimento, uma vez que pressupõe a atribuição de significado aos conteúdos publicados na Internet e o desenvolvimento de tecnologias e linguagens que colocam esse significado ao alcance das máquinas. Ao mesmo tempo, o estabelecimento de significados e de linguagens compatíveis garante ambientes de maior interoperabilidade entre serviços. (SABINO, 2007, p. 2).

Logo, essa interoperabilidade é a capacidade de compartilhamento de informações em diversos sistemas, que ocorre por meio de algumas ferramentas como linguagem de marcação adequada, uso de metadados e arquiteturas de metadados, permitindo que informações registradas e armazenadas em diferentes estruturas e em diferentes comunidades do conhecimento possam ser intercambiadas e trocadas nestes sistemas, fazendo com que haja um trabalho conjunto entre estes. (ALVES, 2005).
Assim sendo, O objetivo da Web semântica é viabilizar a criação de categorias para a representação dos recursos informacionais existentes e disponíveis no ambiente web. Na Web Semântica, o profissional bibliotecário com seus conhecimentos adquiridos pode contribuir para o seu desenvolvimento, pois as técnicas de representação da informação utilizada pela biblioteconomia podem servir como essência para estudos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias para a construção da Web Semântica.
Portanto, pode-se concluir que a representação do conhecimento na Web Semântica é uma técnica ainda em construção e a biblioteconomia, visando o aproveitamento de processos de armazenamento, organização e recuperação da informação, está em perfeita sintonia com os estudos da área da Web Semântica na medida em que ambos objetivam aperfeiçoar a recuperação da informação para os usuários. Pois, percebe-se que as atividades desenvolvidas pelos bibliotecários como catalogar, indexar e classificar, para recuperação, acesso e disseminação da informação são de fundamental importância para o processo de estruturação e representação semântica dos recursos informacionais em rede.